• Excelência no tratamento de alcoolismo e dependência química

Informações

Nossa Equipe

Técnicos em dependência Química: As atividades desenvolvidas pelo profissional incluem a coleta e registro de informações de apoio ao diagnóstico, a atuação em situações emergenciais, intervindo em casos de intoxicações, abstinência e seus desdobramentos.

Psicólogos: Visam estabelecer e proporcionar um ambiente agradável e seguro ao paciente, fortalecendo um vínculo terapêutico para que ele possa aprender a se expressar mais adequadamente, diminuindo sua ansiedade e auxiliando- o a lidar melhor com suas frustrações e conflitos da vida diária.

Terapeutas Ocupacionais: Procuram recuperar a função humana, elevar o perfil das ações motoras e mentais, tratar através de atividades, promover o indivíduo na esfera biopsicosocial, ou seja, recuperar o paciente em sua totalidade.

Nutricionistas: Atuam na assistência ao paciente com a avaliação nutricional, montagem de dietas especiais e elaboração de cardápios, administração e supervisão da unidade de alimentação e nutrição.

Enfermeiros e técnicos em enfermagem: os cuidados permanentes da enfermagem visam proporcionar o bem estar físico e emocional, aplicando as medicações prescritas com técnica apurada e ações suaves.

Psiquiatras: são médicos especializados no cuidado da saúde mental , através do modelo biomédico de abordagem das perturbações psíquicas.

Monitores e coordenadores (Monitoramento 24hs): Acompanhar orientar na rotina diária dos usuários do serviço, no que se refere aos horários de higienização, grupos, palestras, acompanhar até ao refeitório para alimentação, orientar quanto a conservação das condições do ambiente.

A Internação

O trabalho de internação para dependentes químicos e psicóticos em geral, é realizado em nossa unidade em Divinópolis, onde os pacientes ficam hospedados e realizam um trabalho intenso baseado no programa da Casa de Divinos de reabilitação, dentro de um esquema comunitário e terapêutico, que tem por objetivo criar os meios que possibilitem a organização bio-psicológica do paciente.

A indicação de uma internação na Clínica Casa de Divinos, para quem está necessitando, é um ato exclusivo da família em relação a intervenção familiar, quando o paciente está colocando sua própria vida em risco ou a de terceiros. A indicação para internação ou para qualquer outra fase de nosso programa de tratamento está baseada na história clínica do paciente bem como nos sinais e sintomas predominantes no momento da avaliação, e posteriormente com a presença da família no atendimento psicológico. Fornecendo ferramentas aos nossos profissionais para acelerar o processo de tratamento do mesmo.

Os motivos que levam alguém a se internar, na maioria dos casos, estão ligados ao fato do indivíduo estar tendo dificuldades na relação de convivência para com a sociedade nos seus diversos níveis e contextos. Dificuldades que podem estar relacionadas ao fato de não estar conseguindo manter a abstinência necessária às drogas/álcool e ou parar com “outras compulsões”; ou mesmo, por estar confuso e vivendo situações de violência para si ou promovendo-as para outros. De qualquer forma, fatos que denotam perda do controle, sentido pelo próprio paciente ou por seus familiares e que demonstram um pedido de ajuda, costumam ser indicações de internação para um contexto protegido e que promoverá estruturas significativas.

Objetivos da Internação

A internação tem que cumprir com dois objetivos para que o paciente possa receber a alta médica:

1. Assumir total responsabilidade, decorrente do desenvolvimento de um pensamento crítico e de uma vivência ampla, ao problema ou problemas que o cercam; não só aqueles derivados e relacionados às drogas e/ou álcool, quando são os motivos da internação, mas aqueles relacionados aos mais diversos contextos (individuais, familiares, profissionais, de relacionamento social, etc.).

2. Ao possuir responsabilidade e crítica sobre seu estado deverá desenvolver a capacidade de entender, aprender e vivenciar o que é pedir e receber ajuda.

Envie sua mensagem